terça-feira, 16 de abril de 2013

Samir ganhador do Concurso de Música Lucio Dalla

Samir Farias foi o 1ª colocado no Festival de Música em Homenagem ao artista Lucio Dalla, na Casa do Sardo, em São Cristóvão.
Foi uma delícia o festival de música na sexta passada (12.04.13). A disputa foi difícil com concorrentes de primeira qualidade. Samir foi o primeiro a se apresentar cantando clássicos da música brasileira, além de algumas autorais como "Infinitesimal" e "Quando Ela Chega". O ponto alto de sua apresentação foi a homenagem ao artista Lucio Dalla, cantando o seu grande sucesso, de 1986, a canção "Caruso". Essa canção foi dedicada a Enrico Caruso, um tenor italiano cujo nome serve de título.

História da canção
A canção fala sobre as mágoas e as saudades de um homem prestes a morrer enquanto olha nos olhos de uma mulher que lhe é muito querida. A canção é muito provavelmente uma tentativa de romantizar os últimos dias de Enrico Caruso em Sorrento e Nápoles. Enrico Caruso fora uma grande lenda da ópera lírica italiana – um dos maiores e mais procurados cantores durante o final do século XIX e o princípio do século XX. Nasceu numa família napolitana muito pobre. Teve uma vida difícil e por vezes infeliz, envolvido em muitos desafios e problemas com as Óperas italianas. Ganhou grande fama e sucesso, por isso, nos Estados Unidos. Ficou várias vezes enamorado e teve vários casos amorosos com mulheres proeminentes das artes dramáticas. Tais casos acabaram tragicamente. Com Ada Giachetti (o seu caso mais longo e intenso – durou onze anos!) que já era casada, teve dois filhos, Rodolfo e Enrico, mas ela acabou por deixá-lo, trocando-o pelo seu ‘’chauffeur’’. Foi então que ele conheceu uma mulher vinte anos mais nova do que ele, Dorothy Benjamin, com quem casou em 1918, três anos antes da sua morte. Com esta, teve uma filha chamada Gloria, que podia muito bem ser a rapariga descrita no poema de Lucio Dalla:

"Guardó negli occhi la ragazza quegli occhi verdi come il mare
Poi all'improvviso uscí una lacrima e lui credette di affogare
Te voglio bene assai ma tanto tanto bene sai"


Silvio Podda, Samir Farias, Fábio Rocha e Gaya 


 




Jurados, participantes e amigos

Queridos amigos da Casa do Sardo e Viviane Lopes

 
                                        Lidia e Luciana                     Chico Capoeira e Fábio Rocha

                                      Flávia e Marcos                      
 
A cantora Gaya



Nenhum comentário:

Postar um comentário